Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

O ano letivo em curso e as medidas a apresentar no conselho nacional de diretores de escola para o próximo ano letivo foram duas das temáticas abordadas pelos 23 responsáveis dos agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, reunidos em Sernancelhe no dia 19 de março. Aquela que foi a primeira reunião dos diretores do QZP2 (Quadro de Zona Pedagógica) em Sernancelhe, foi também uma oportunidade para proporcionar aos responsáveis educativos uma visita pelo Concelho, com passagem obrigatória pelo Santuário da Lapa, Pátio de Aquilino Ribeiro, no Carregal, Convento de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa, e Hotel Rural Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho.

Como é apanágio do Concelho, a receção foi preparada ao pormenor, tendo o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e o Município de Sernancelhe desenvolvido um programa que pretendeu mostrar aos visitantes as três referências que constituem a marca Sernancelhe Terra da Castanha: Aquilino Ribeiro, a Castanha e a Lapa.

Nesse sentido, a receção na loja Interativa de Turismo foi um momento para dar a conhecer aos diretores os sabores da castanha, com especial destaque para as queijadas e as cavacas, que constam do guia da Doçaria Portuguesa a Norte, da autoria de Cristina castro, editado em 2016. O momento foi enriquecido com as boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago, um defensor da educação como fator de diferenciação dos territórios e das escolas como polos verdadeiramente ligados às comunidades, que primem pela qualidade da formação das crianças e jovens.

Armando Mateus, Vereador com o Pelouro da Educação, agradeceu a escolha de Sernancelhe para a realização desta reunião de trabalho e felicitou o Agrupamento pelo trabalho realizado em prol da educação do Concelho, referindo que foi preparado para este dia um programa que visa mostrar a excecionalidade do Concelho, referindo o esforço municipal para salvaguardar, valorizar e promover os elementos que definem a nossa identidade.

Fátima Correia, Diretora do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, exaltou a riqueza do nosso património local, a nível gastronómico - a castanha Martainha, e o ex-libris da literatura, o nosso Aquilino Ribeiro. Para terminar a sua intervenção, a diretora desejou um dia feliz para todos os seus colegas.

Seguiu-se a apresentação do vídeo promocional do Concelho de Sernancelhe, que, em pouco mais de cinco minutos, mostrou um território com dinâmica económica, qualidade de vida, cultura e as qualidades essenciais para querer fazer parte do futuro de Portugal.

Contudo, o vídeo serviu para convidar os diretores para a visita demorada pelo concelho. No santuário da Nossa Senhora da Lapa, os convidados ficaram fascinados com a riqueza patrimonial e a magnitude daquele lugar.

No Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa, a guia deslumbrou os presentes ao transportá-los para a história dos nossos antepassados.

Ao longo da visita também se promoveu o nosso ex-libris da literatura, Aquilino Ribeiro com visita ao pátio Aquilino na freguesia do Carregal, seguindo-se o hotel Convento da Nossa Senhora do Carmo em Freixinho, proporcionando-se uma junção harmoniosa de riqueza histórica com requinte gastronómico.

Um dia em que a reflexão foi sobre educação, mas em que os responsáveis educativos tiveram a oportunidade de conhecer o território e perceber que é na diversidade dos concelhos que reside a grandeza da região.